Clínicas
Crédito para Equipamentos
Crédito para Pacientes
Pacientes
Crédito para Procedimento
Guia de Tratamentos
Parceiros
Área do Parceiro
A Gloria
Sobre Nós
Comunidade
Segurança
Newsletter
Tire sua dúvida
Blog
Ajuda
Entrar
Simular Crédito
Guia de Tratamentos/Tratamentos de pele a laser - Visão Geral
Os tratamentos a laser são normalmente associados à depilação, mas o uso da luz, em várias formas, tem sido usado desde a década de 60 para uma infinidade de problemas de pele. Por exemplo, danos causados pelo sol, pigmentação, linhas e rugas, remoção de tatuagens e redução de estrias.
Nos últimos 10 anos, houve progresso significativo no uso de lasers na estética. Graças à capacidade ajustável das máquinas a laser, os tratamentos podem ser aplicados em quase todos os tipos de pele, cor e áreas, incluindo regiões próximas aos olhos, lábios e pálpebras.
O que é Laser e como ele funciona?
O laser é uma fonte de luz concentrada de alta energia. Diferentes lasers podem ser ajustados para diferentes comprimentos de onda de luz, de modo que sua força e profundidade de penetração podem ser variadas.
Quais são os diferentes tipos de laser?
Existem várias categorias de laser:
Lasers ablativos – removem completamente a epiderme e parte da derme ao vaporizar as células da pele. Isso significa que a pele é efetivamente removida a uma profundidade específica, causando um efeito de recapeamento. Novas células da pele são feitas para reparar a lesão intencional sofrida pela pele. Isso resulta em uma pele mais espessa e lisa. Tratamentos a laser ablativos produzem resultados significativos, mas isso gera um desconforto e tempo de recuperação significativo. Após um tratamento a laser ablativo, a pele ficará vermelha, com secreção, dolorida e com coceira. Multiplique a pior queimadura de sol que você já teve. "Sem dor, sem ganho" faz todo sentido aqui.
Lasers não ablativos – causam lesão tecidual controlada na derme, aquecendo-a a uma temperatura e profundidade específicas, deixando a epiderme intacta. Os lasers não ablativos levam a uma extensa remodelação dérmica, onde o colágeno é reforçado e os fibroblastos são estimulados a produzir colágeno e elastina adicionais. Os resultados são mais moderados do que os lasers ablativos, mas não há tempo de inatividade, nem descamação. Apenas vermelhidão de curta duração. Dessa forma, os resultados ainda são ótimos, mas você provavelmente precisará de mais tratamentos para chegar perto dos resultados de um tratamento a laser ablativo.
Há outra camada de classificação. Os lasers ablativos e não ablativos podem ser fracionados ou não fracionados.
Os lasers não fracionários tratam toda a área exposta ao laser. Os tratamentos com laser não fracionado são mais agressivos do que os tratamentos com laser fracionado.
Os lasers fracionados tratam uma parte da área exposta ao laser (ou seja, tratam uma fração da pele). Isso deixa canais de tecido tratado com laser (chamados Zonas Térmicas Microscópicas - MTZs) cercados por tecido saudável e não tratado. Assim, os tempos de recuperação e os efeitos colaterais são muito reduzidos em comparação com os lasers não fracionários.
Qualquer pessoa pode fazer laser?
A tecnologia laser avançou significativamente nos últimos anos, permitindo tratamentos apropriados para todos os tipos de pele. No entanto, é fundamental que você evite deixar uma pessoa sem qualificação aplicar um laser na sua pele, pois os riscos são sérios. Assegure-se de que seu médico tenha conhecimento e experiência adequados para tratar seu problema de pele específico, especialmente se você tiver uma pele morena ou negra, que precisam de cuidados diferentes.
Como dizer que o laser é bom para a sua pele?
Antes de qualquer tratamento a laser, você deve ser solicitado a concluir um teste de Fitzpatrick. Isso permitirá que seu médico determine o comprimento de onda correto para a cor do seu cabelo e cor da pele.
Um teste de contato também deve ser realizado em cada área que você vai tratar pelo menos 24 horas antes do tratamento. Isso ajudará a determinar se você tem alguma reação indesejada ao tratamento a laser.
Fique por dentro das últimas notícias sobre saúde, beleza e e bem estar.