Clínicas
Crédito para Equipamentos
Crédito para Pacientes
Pacientes
Crédito para Procedimento
Guia de Tratamentos
Parceiros
Área do Parceiro
A Gloria
Sobre Nós
Comunidade
Segurança
Newsletter
Tire sua dúvida
Blog
Ajuda
Entrar
Simular Crédito
Guia de Tratamentos/Terapia PRP
Melhores resultados
4 a 6 sessões
Duração dos resultados
1 ano
Recuperação do tratamento
3 a 5 dias
Riscos e complicações
Baixos
Anestesia
Nenhuma
Duração do procedimento
30 - 60 min
Especialista
Enfermeira, Médico ou Dentista
De volta ao trabalho
No dia seguinte
A utilização da terapia com PRP (plasma rico em plaquetas) tem se tornado comum na medicina ortopédica e esportiva para lidar com danos musculares e nos ligamentos. Recentemente, ela tem sido aplicada como uma solução cosmética para combater sinais de envelhecimento e perda de cabelo (alopecia).
Em 2013, Kim Kardashian tornou o tratamento famoso ao compartilhar uma foto de seu rosto coberto de sangue no Instagram. Isso resultou em uma onda de pessoas procurando por esse procedimento.
A terapia PRP, também chamada de "faciais de vampiro" e "terapia Drácula", é um tratamento que recicla elementos potentes encontrados naturalmente no sangue.
O sangue é composto por plaquetas, que são conhecidas por sua função na coagulação. No entanto, nem todos sabem que as plaquetas contêm proteínas chamadas fatores de crescimento. Esses fatores de crescimento são gatilhos potentes para muitos dos processos envolvidos no crescimento tecidual e na cicatrização de feridas. Esses fatores são aproveitados e utilizados na terapia PRP.
A terapia PRP é usada para rejuvenescimento facial, melhorando a aparência de linhas finas, rugas e cicatrizes de acne e aumentando o volume da pele. Também pode ser usado para diminuir o tempo de cicatrização ou tratar a perda de cabelo.
Basicamente, uma pequena quantidade de sangue é removida de seu braço e depois centrifugada em alta velocidade. Isso separa o sangue para que seja usada a porção que contém plasma rico em plaquetas (PRP).
Ele pode ser injetado diretamente na pele, combinado com um preenchimento ou aplicado na superfície da pele após um microagulhamento ou tratamento a laser.
A eficácia da terapia PRP para fins cosméticos não foi amplamente estudada, com apenas alguns pequenos estudos sendo conduzidos para demonstrar seu sucesso no tratamento de rugas e queda de cabelo. Há evidências de que a Terapia PRP promove a cicatrização, por isso, ela é frequentemente usada no tratamento de lesões esportivas, cicatrização e em conjunto com outras técnicas, como o microagulhamento.
A terapia PRP utiliza seu próprio sangue para melhorar a aparência de linhas finas e rugas, cicatrizes de acne e pele enrugada. Seu sangue será coletado e o plasma rico em plaquetas será reservado. Este componente do sangue contém proteínas denominadas “fatores de crescimento”.
Quando injetadas em áreas-alvo ou aplicadas na pele que foi intencionalmente ferida durante tratamentos como microagulhamento, essas proteínas aumentam a renovação e o reparo celular. Eles também aumentam o volume das células saudáveis da pele e fazem com que elas migrem para o local da lesão, ajudando a preencher a pele.
Além disso, eles ajudam a estimular os fibroblastos para aumentar a produção de fibras de colágeno mais firmes. Eles também estimulam os pré-adipócitos (precursores das células de gordura). Isso é ótimo para o rosto, pois a perda de bolsas de gordura nas bochechas é uma das principais razões para a flacidez.
A produção de ácido hialurônico na pele também é aumentada. Este ácido melhora os níveis de umidade, estimula a atividade celular, tem propriedades antioxidantes e preenche e suaviza a pele.
A terapia PRP é normalmente usada no rosto, principalmente ao redor dos olhos, boca e nariz. Também pode ser usado no dorso das mãos e no decote.
Os tratamentos faciais com plasma rico em plaquetas são adequados para adultos de todas as idades e tipos de pele, melhorando a aparência de linhas finas, rugas, marcas de acne e pele enrugada.
Além disso, a terapia PRP pode ser utilizada para combater a perda de cabelo tanto em homens quanto em mulheres.
1 semana antes do seu PRP facial, você deve evitar tomar anti-inflamatórios.
Fora isso, não há etapas específicas a serem seguidas - a menos que você esteja combinando a terapia PRP com microagulhamento ou tratamentos a laser.
É uma boa ideia chegar à consulta com a pele bem limpa e sem maquiagem.
Primeiro Passo - Consulta e Consentimento
Sempre prefira escolher um médico qualificado, pois será necessário coletar sangue do seu braço. Profissionais treinados usarão dispositivos de agulhamento que penetram mais profundamente na pele do que profissionais não qualificados.
Ao chegar à clínica, seu médico preencherá uma avaliação pessoal detalhada e um formulário de histórico médico com você. Você deve entender claramente o resultado realista e esperado do tratamento.
Ele também vai descrever quaisquer efeitos colaterais potenciais e perguntará se você entendeu o tratamento que vai receber. Esse processo deve levar o tempo que você precisar para ponderar os benefícios e riscos.
Você assinará todos os formulários necessários. Inclusive, o de consentimento.
Segundo Passo - O Tratamento
O que acontece durante o seu tratamento depende se você está combinando a terapia PRP com outros tratamentos complementares ou não.
Terceiro Passo - Repita os Tratamentos
Você poderá notar melhorias na sua pele em algumas semanas. De acordo com a orientação do seu médico, pode ser recomendado agendar uma série de tratamentos, normalmente 4 a 6, com intervalos de pelo menos 8 semanas entre eles. Dependendo do seu caso, ele também pode recomendar um plano de manutenção específico.
NÃO FAÇA:
É provável que a sua pele fique vermelha e mais sensível após o tratamento. Qualquer inchaço, coceira e vermelhidão devem diminuir em alguns dias.
Além disso, como as injeções contêm seus próprios produtos sanguíneos, há menos risco de reação alérgica. No entanto, existe o risco de infecção, portanto, é essencial contar com um profissional qualificado e adequadamente treinado.
A terapia PRP não é adequada para quem tem:
Fique por dentro das últimas notícias sobre saúde, beleza e e bem estar.