Clínicas
Crédito para Equipamentos
Crédito para Pacientes
Pacientes
Crédito para Procedimento
Guia de Tratamentos
Parceiros
Área do Parceiro
A Gloria
Sobre Nós
Comunidade
Segurança
Newsletter
Tire sua dúvida
Blog
Ajuda
Entrar
Simular Crédito
Guia de Tratamentos/Microagulhamento
Melhores resultados
3 sessões
Duração dos resultados
3 meses
Recuperação do tratamento
1 a 2 dias
Riscos e complicações
Baixos
Anestesia
Anestésico tópico
Duração do procedimento
30 - 60 min
Especialista
Médico qualificado / Esteticista
De volta ao trabalho
No dia seguinte
O microagulhamento, também chamado de agulhamento médico, terapia de indução de colágeno (CIT) ou indução percutânea de colágeno (PCI), é um tratamento de pele usado para tratar:
O procedimento ocorre através de várias agulhas finas, que perfuram a pele com canais microscópicos.
Isso gera uma lesão intencional e totalmente controlada. A partir daí, inicia-se um estímulo de cicatrização, resultando no aumento da produção de colágeno e elastina. Resultado: uma pele mais espessa, preenchida, firme e suave. Além disso, aumenta a eficácia de produtos para a pele, que conseguem penetrar mais profundamente após o procedimento.
O microagulhamento pode ser feito de duas maneiras:
Uma das opções é usar um Dermaroller. Ele é um cilindro com muitas agulhas finas e afiadas que rola sobre a área de interesse. As agulhas podem ter vários comprimentos, tudo depende do nível desejado, da área a ser tratada e do tipo de problema de pele.
Como alternativa, pode-se usar uma caneta de microagulhamento. Elas são dispositivos portáteis, semelhantes a canetas, que possuem cerca de 12 agulhas finas na ponta. Quando ligadas, essas agulhas se movem rapidamente para dentro e para fora da pele.
Você até pode usar dermarollers em casa, porém, médicos qualificados podem usar técnicas que penetram mais profundamente na pele, dando resultados muito melhores. Além disso, você corre um risco maior de infecção devido à esterilização e armazenamento inadequados e ainda aumenta o risco de marcas causadas por agulhas cegas.
O microagulhamento também pode ser combinado com outros tratamentos, como terapia com PRP (plasma rico em plaquetas) e mesoterapia.
O colágeno é o que sustenta a pele. À medida que envelhecemos, a produção de colágeno diminui, principalmente após os 30 anos. Muitos tratamentos antienvelhecimento e rejuvenescedores da pele se baseiam em aumentar a produção de colágeno da própria pele. O microagulhamento também age assim.
O dispositivo de microagulhamento causa lesões controladas e intencionais na epiderme. A profundidade de penetração das agulhas (0,25 mm - 2,0 mm) depende da necessidade, do nível de qualificação do profissional e da área aplicada. Enfermeiros, médicos e dentistas podem aplicar microagulhamento de até 1,5 mm na face e 2,0 mm no corpo. Os esteticistas podem aplicar microagulhamento de até 1,0 mm no rosto e 1,5 mm no corpo.
1.5 - 2mm
Profundidade da agulha para atingir a derme profunda (cicatrizes)
0.25 - 1mm
Profundidade da agulha para atingir a epiderme/derme papilar (linhas finas, poros, etc)
Epiderme
Derme
O microagulhamento é adequado para todos os adultos e é indicado para quem tem interesse em:
Primeiramente, seu médico deve indicar claramente o que o tratamento pode ou não oferecer em termos de resultados.
Ele pode solicitar que você adote um regime específico de cuidados com a pele por mais de 4 semanas antes de seu primeiro tratamento, no período entre esse e algum outro tratamento e até após o seu tratamento ter sido concluído. Isso serve para maximizar a produção de colágeno e o reparo da pele.
Importante: chegue sem maquiagem no dia.
Uma semana antes do tratamento, evite tomar aspirina, ibuprofeno, vitamina E e suplementos de óleo de peixe, pois podem aumentar o sangramento. No entanto, você pode tomar paracetamol, se necessário.
Se você estiver tomando algum medicamento prescrito, incluindo aspirina, não pare de tomá-lo – consulte primeiro seu médico ou médico.
Evite beber álcool 24 horas antes do tratamento, pois isso também aumenta o risco de sangramento.
Primeiro Passo - Consulta e Consentimento
Ao chegar à clínica, seu médico preencherá uma avaliação pessoal detalhada e um formulário de histórico médico com você.
Você deve entender claramente o resultado realista e esperado do tratamento.
Ele também vai descrever quaisquer efeitos colaterais potenciais e perguntará se você entendeu o tratamento que vai receber. Esse processo deve levar o tempo que você precisar para ponderar os benefícios e riscos.
Você assinará todos os formulários necessários. Inclusive, o de consentimento.
Segundo Passo - O tratamento
Seu médico pode pedir para tirar uma foto do "antes".
Imediatamente antes do seu tratamento, a área a ser tratada será limpa com um limpador anti-séptico e um creme anestésico tópico também será aplicado. Ele permanecerá em sua pele por cerca de 30 a 45 minutos.
Quando estiver anestesiado, o processo começa com o rolo manual ou uma caneta de microagulhamento sobre a pele. Eles passarão o dispositivo sobre a pele várias vezes. Isso pode levar de 10 minutos a 1 hora, dependendo da área e do problema específico.
A dor durante o tratamento deve ser mínima.
Dependendo da profundidade com que as agulhas penetram na pele, pode ocorrer um leve sangramento.
Terceiro Passo - Resumo de cuidados
Seu médico irá lembrá-lo de quaisquer procedimentos de cuidados posteriores que você precise seguir. É importante prestar atenção e seguir corretamente.
Quarto Passo - Repetindo o tratamento
Levará de 4 a 8 semanas para ver melhorias significativas. Dependendo do conselho dado pelo seu médico, você pode precisar reservar um curso de tratamentos, geralmente 3-6 agendados com pelo menos 4-6 semanas de intervalo ou um programa de manutenção específico.
Após o tratamento, é provável que a sua pele fique vermelha e mais sensível.
Siga essas dicas:
Não faça isso:
Sua pele pode ficar vermelha, com coceira e inflamada após o tratamento, parecido com uma queimadura solar. Isso não deve durar mais do que 48 horas.
Alguns outros efeitos colaterais incluem:
Fique atento: se você é suscetível a herpes labial, pode descobrir que tem uma erupção após um tratamento com microagulhamento. Fazer um teste antes do tratamento pode ajudar a prevenir isso.
O microagulhamento não é adequado para quem:
Fique por dentro das últimas notícias sobre saúde, beleza e e bem estar.