Clínicas
Crédito para Equipamentos
Crédito para Pacientes
Pacientes
Crédito para Procedimento
Guia de Tratamentos
Parceiros
Área do Parceiro
A Gloria
Sobre Nós
Comunidade
Segurança
Newsletter
Tire sua dúvida
Blog
Ajuda
Entrar
Simular Crédito
Guia de Tratamentos/Peelings químicos - Visão Geral/Peeling de profundidade média
Melhores resultados
+6 tratamentos
Duração dos resultados
4 - 6 semanas
Recuperação do tratamento
7 - 10 dias
Riscos e complicações
Médio
Anestesia
Nenhuma
Duração do procedimento
30 minutos
Especialista
Medicamente qualificado
De volta ao trabalho
No dia seguinte
Todos nós estamos familiarizados com a esfoliação mecânica: usando esfoliantes faciais, luvas e escovas de limpeza facial. Ela remove a barreira de células mortas da superfície da pele, revelando as novas células frescas abaixo. Isso também abre caminho para que os produtos penetrem mais profundamente e de maneira mais eficaz.
Os peelings químicos também são uma forma de esfoliar profundamente a pele. Esse procedimento às vezes é chamado de quimioesfoliação e ajuda a revelar uma pele mais lisa, macia e uniforme.
Os peelings químicos geralmente contêm ácidos de diferentes intensidades e tipos, que removem as camadas externas mortas e opacas da pele. A profundidade depende da força e do tipo de ácido utilizado.
Os peelings profundos removem a epiderme e a derme superior. Os resultados são mais marcantes e duradouros.
No procedimento, os ácidos são usados para criar uma lesão intencional e controlada em uma profundidade específica da pele.
O ácido quebra as ligações químicas que mantêm as células da pele unidas, fazendo com que elas descasquem. Eles são capazes de penetrar na epiderme e em parte da derme.
O objetivo é esfoliar profundamente a pele que, por sua vez, estimula crescimento epidérmico e dérmico, aumenta a produção de colágeno e distribui melanina de maneira mais uniforme. A nova pele cresce melhorando a textura e a aparência da superfície.
Os peelings de média profundidade são geralmente realizados com ácido tricloroacético (TCA) em concentrações entre 35% e 50%. Às vezes, outros ácidos são usados, incluindo: ácido glicólico, pirúvico e salicílico, ou também a solução de Jessner, que é uma combinação de ácidos.
O fenol costuma ser usado em peelings mais profundos, mas pode ser encontrado em pequenas quantidades em tratamentos de profundidade média.
Atenção: frequentemente, concentrações mais altas estão associadas a riscos e complicações adicionais. Por isso, os peelings de média profundidade devem ser realizados por um profissional devidamente qualificado.
Os peelings químicos de média profundidade são eficazes em todos os tipos e tons de pele. É um tratamento mais agressivo do que os peelings químicos superficiais e são usados para melhorar a aparência da pele irregular, linhas finas, cicatrizes de acne e danos causados pelo sol.
Os peelings químicos de média profundidade podem ser usados na maioria dos locais do corpo, mas são mais comumente usados no rosto e no dorso das mãos.
É importante observar que a pele em diferentes áreas do corpo reagirá de maneira diferente ao mesmo peeling, portanto, um médico pode aconselhar diferentes intensidades para diferentes áreas.
Em geral, eles são usados para:
Obviamente, quanto mais profundo, mais impressionantes e claros são os resultados. Mas isso deve ser equilibrado com os riscos e efeitos colaterais dos procedimentos mais duros e profundos.
Os peelings químicos NÃO reduzem o tamanho dos poros nem melhoram a flacidez ou a perda de pele.
Você pode não ser adequado para um peeling químico se:
6 semanas antes do tratamento, pare de usar produtos para a pele que contenham derivados da vitamina A. A menos que seja orientado pelo seu médico.
1 a 2 semanas antes, evite tratamentos faciais esfoliantes, depilação com cera, cremes depilatórios, depilação a laser, eletrólise e banhos de sol.
24 horas antes do tratamento, pare de usar produtos esfoliantes, incluindo aqueles que contêm alfa e beta hidroxiácidos.
Primeiro Passo - Consulta e Consentimento
Ao chegar à clínica, seu médico preencherá um formulário detalhado com seus dados pessoais. Vocês discutirão seu histórico e ele deve apresentar claramente o resultado realista e esperado do tratamento.
Ele também deve descrever quaisquer efeitos colaterais potenciais e perguntar se você entendeu o resumo do tratamento que está prestes a receber. Esse processo deve levar o tempo que você precisar e permitir que você compare os benefícios e riscos.
Você deve assinar alguns formulários, incluindo um formulário de consentimento.
Muitas vezes é importante preparar a pele, geralmente por cerca de 2 semanas, com cremes específicos contendo produtos ativos. Esses cremes são projetados para minimizar os riscos e/ou aumentar a eficácia. É importante usar conforme indicado pelo seu médico e não usar seus próprios cremes sem recomendação.
Segundo Passo - O Tratamento
Primeiro, seu rosto é limpo completamente. Ele pode ser desengordurado com álcool para maximizar a absorção de ácido em sua pele.
A casca é aplicada na pele com uma escova macia ou almofadas de algodão.
A solução de peeling reage com a pele, fazendo com que ela fique "congelada", tornando-se lentamente rosa-esbranquiçada, ao longo de vários minutos.
Você sentirá ardor e desconforto. A pele pode ser resfriada com ventiladores durante esse momento.
Então, o peeling é neutralizado (os peelings de TCA são considerados auto neutralizantes).
Sua pele será hidratada e protegida com um filtro solar de alto FPS.
Às vezes, os praticantes realizam um peeling superficial antes de um peeling de média profundidade para aumentar a eficácia. Seu médico deve explicar seu tratamento específico durante a consulta.
Terceiro Passo - O Check-up
É pertinente que o médico ofereça um check-up gratuito alguns dias após o tratamento para que ele verifique seu progresso e recuperação.
Você pode ser aconselhado a fazer um ciclo de peelings, com intervalos de 10 a 14 dias, e repetir a cada 6 meses.
É muito importante seguir cuidadosamente os conselhos do seu médico para ajudar a melhorar os efeitos do procedimento e reduzir o risco de complicações.
Como o peeling químico penetra nas camadas mais profundas da pele, você pode sentir desconforto e descamação depois, em comparação com um procedimento superficial.
Não coce ou cutuque a pele, pois isso pode resultar em cicatrizes permanentes. A descamação é uma barreira. Seu objetivo é cuidar dele, não removê-lo!
Siga os conselhos do seu médico em relação à higiene para ajudar a evitar infecções. Incluindo lavar o rosto suavemente com um limpador e não usar maquiagem.
Certifique-se de usar um protetor solar com FPS alto durante o tratamento e nas 4 semanas seguintes. Evite qualquer exposição direta ao sol por 6 semanas.
Use apenas os produtos recomendados pelo seu médico.
Evite atividades de alta intensidade por 24 horas. Evite também saunas e banhos quentes até que sua pele esteja curada.
Não faça nenhum outro tratamento facial por pelo menos 1 semana após.
Se a qualquer momento você sentir uma dor inesperada ou inchaço, descoloração, hiperpigmentação, hipopigmentação ou infecção, consulte seu médico imediatamente. Mas atenção: antes da descamação da pele, ela pode ficar uniformemente mais escura.
Seu rosto pode inchar levemente e sua pele pode ficar marrom escura com listras brancas. Depois disso, a pele descascará em 5 a 7 dias. Nesse período ela pode coçar, repuxar e irritar facilmente.
Depois que a pele descascar, aparecerá uma pele vermelha, fresca e brilhante. Isso vai desaparecer até voltar ao seu tom de pele normal em 3-6 semanas. Às vezes, a vermelhidão da pele persiste por mais de 2-3 meses, mas geralmente desaparece com o tempo.
Hiperpigmentação (manchas marrons na pele) pode ocorrer com todos os peelings. Para reduzir a chance disso, aplique protetor solar de alto fator diariamente e evite a exposição direta ao sol por 6 semanas.
Cremes descolorantes podem ser usados para ajudar a minimizar a aparência de qualquer hiperpigmentação – eles só devem ser usados se prescritos pelo seu médico. Você não deve realizar o clareamento caseiro sem o conselho de um profissional qualificado.
Se você é suscetível a herpes labial, pode acontecer uma manifestação após um peeling químico. Para ajudar a evitar isso, tomar um medicamento antiviral com antecedência pode ser aconselhado pelo seu médico.
Há uma pequena chance de desenvolver uma infecção cutânea localizada após o procedimento.
A cicatrização é extremamente improvável com um peeling de média profundidade, se for feito corretamente por um médico qualificado, que aconselhará os cuidados adequados antes e depois.
Fique por dentro das últimas notícias sobre saúde, beleza e e bem estar.